sábado, 16 de junho de 2007

27

Sexta-feira, 15 de junho de 2007. Acordo cedo para resolver problemas. Toca o telefone, algo inesperado para a hora. Do outro lado da linha, a voz mecânica de uma gravação. Era o Ministério da Saúde, preocupado, querendo me avisar, como se fosse novidade, que moro em uma área com alto risco de Dengue. Enquanto escutava a voz chata me dizendo que não devo deixar água parada, olhei para os 8 mosquitos que contei na minha parede e pensei: mas que porra é essa?


Há muito tempo, quando esse negócio de Dengue começou a assustar de verdade, passava diariamente na vizinhança um carro mata-mosquito, sempre no fim da tarde. Esse ano, ele só passou umas 5 vezes. Mudaram a estratégia de combate à doença. Agora ele é feito por convencimento, apelando para a nossa boa vontade. Olhei para os nove mosquitos e pensei mais uma vez: Então a solução é só não deixar a tal da água parada. Simples.


Mesmo não existindo água parada, contei mais mosquitos na parede.


A Prefeitura sabe exatamente quais são as áreas de risco de Dengue. Não tem feito muita coisa. Pela cidade há uns cartazes do Pan Sem Dengue pedindo a colaboração de todos nós. Deve ser porque não sobrou verba para o combate efetivo ao mosquito. Entendo. A Prefeitura está ocupada com coisas mais importantes, com grandes realizações que mudarão a vida do carioca daqui pra frente.


Eu me conformaria com o mata-mosquito.

Nenhum comentário: