segunda-feira, 2 de abril de 2007

18

O Rio de Janeiro fede como uma vila medieval. Também como em uma vila medieval, nosso vilarejo tem esgoto no meio da rua, sujeira acumulada, e muitas doenças.


Uma beleza!


Caso típico de negligência com saneamento básico. Nossos governos estadual e municipal, vivendo ainda o auge da Idade das Trevas, não devem nem sabe o que é isso.


Já estou acostumado. Sou obrigado a passar por pontos de extremo mau cheiro todos os dias para ir e voltar do trabalho. É essa a rotina do inferno onde não existe esgoto tratado e os canais recebem dejetos de todos os tipos e procedências.


Outro dia, com o único intuito de fazer um teste, voltei para casa pela Barra da Tijuca, como há muito não fazia, passando pela Ayrton Senna e a Vila do Pan. Queria saber se o fedor conhecido da área permanecia empestando a redondeza. Vi que tudo em volta dos prédios da Vila do Pan continua a feder muito. Não é surpresa. Basta ver o estado dos canais de Jacarepaguá para saber que eles não poderiam soltar outro cheiro que não o de merda misturada com produtos químicos. Cheguei em casa pensando como dormirão os saudáveis atletas. Umas semanas depois, esqueci o assunto.


Mas hoje vejo isso. É do Estadão.com.


Muito bom! Mau cheiro não dá pra esconder. A reportagem fala ainda de um plano de evacuação que, se necessário, faria a delegação dos Estados Unidos utilizar um dos fétidos canais. Isso sim seria bacana de se ver. Atletas chafurdando na merda que os cariocas sabem muito bem produzir, mas não tratar.


Na página Olho Verde (eu acho), achei essa foto. O texto da legenda é incrível! É só ler para ter idéia do que se respira pelo local.

Detalhe da Vila do Pan cortada pelo apodrecido Arroio Fundo, que recebe todo os esgoto in natura da área de Jacarepaguá. Sem qualquer tipo de vida que dependa de oxigênio, esse corpo d'água emana constantemente gás sulfídrico e metano, o que produz intenso mau cheiro na região.


Um comentário:

gef3rson disse...

as obras de saneamento, segundo a avaliação da contabilidade eleitoreira, não geram votos, pois ficam escondidas, embaixo da terra; ninguém vê depois de prontas. ainda bem q, como a dor q sinaliza a doença, a MERDA FEDE.