segunda-feira, 9 de julho de 2007

39

A Palhaçada do Pan não é atualizado com a freqüência que eu gostaria. O motivo, porém, não é a tão comum falta de assunto que mais cedo ou mais tarde acaba vitimando boa parte dos blogs. O que emperra A Palhaçada é o excesso. É tanta coisa escabrosa, tanta coisa bizarra, tanta sem-vergonhice da organização do Pan que os assuntos entopem minha cabeça e provocam curto. Ao longo do dia a rotina de pesquisa me mostra inúmeros casos que merecem comentários. Mas confesso, é demais para mim. Não sou capaz de lidar com tanta coisa feia ao mesmo tempo.


Nos últimos dias tivemos notícias de acontecimentos horrendos, safadeza policial, trabalho escravo na Vila do Pan. Tudo isso no meio de uma reorganização forçada do trânsito e do colapso total dos transportes públicos (na sexta-feira fiquei mais de duas horas parado em um engarrafamento em um local onde nunca havia engarrafado antes). É muita barbaridade para uma cabeça só.


A idéia era começar a falar sobre o plano da CET Rio, mas outros acontecimentos requisitaram urgência. Pelo que pude perceber no pdf com as rotas e pelo que pude notar no meu trajeto casa/trabalho, eu ficaria ilhado em Jacarepaguá, refém das faixas laranjas, caso não tivesse pensado em uma estratégia de fuga.


Se a Prefeitura é obrigada arquitetar um plano especial de transporte que privilegia o uso das vias pela Família Pan, ela acaba por assumir que o trânsito é um empecilho. Se fosse bom, ela não precisaria fechar ruas e reservar pistas para as delegações de atletas. A única coisa que qualquer prefeitura ou governo decentes podem fazer para resolver o problema do trânsito é investir pesado em transporte público e peitar máfias de empresas e cooperativas de ônibus e vans. Cesar Maia sabe que o problema do trânsito existe no Rio por simples falta de transporte de massa somada ao espírito de porco do carioca, criatura que odeia pobre e contato com pobre.


Diante do iminente aumento do caos e no auge de seus delírios, nosso prefeito tem a coragem de pedir para que usemos transporte público durante o Pan.


Qual transporte? Ele existe?


Lá onde eu moro, não.


Cesar Maia só abre a boca pra falar merda.



Nenhum comentário: